ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Eng.° e Prof. Antônio César conclui MBA na FGV em 2009

e conquista também o Prêmio FGV de Excelência

Em Fevereiro de 2009 conclui meu MBA ( Master in Business Administration ) em Gerência de Empreendimentos, na Fundação Getulio Vargas, FGV - EBAPE / EPGE, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Só quem é empresário sabe a falta que faz ao negócio em si, cada dia do nosso trabalho, por mais organizados que sejamos. Contudo, de vez em quando, precisamos nos reciclar para nos atualizarmos, pois a velocidade das mudanças e o surgimento de novas tecnologias parecem estar cada vez mais acelerados.

É fato que já o fazemos através da leitura de jornais, revistas, sites, e também por meio de visitas em feiras, congressos, e seminários de negócios ou específicos. Porém, chega uma hora em que é importante nos aprofundarmos mais em alguns assuntos, e aí só mesmo através de cursos especiais, uma pós-graduação, ou um MBA. Foi o que fiz, e foi uma sucessão de agradáveis surpresas.

 

Eng. e Prof. Antônio César

Eng.° e Prof. Antônio César

Vou relatar aqui o passo a passo resumido deste MBA, com nível de Especialização ( 432 horas-aula ), pois acredito que o mesmo caminho possa ser útil aos nossos Clientes, outros Professores, nossos Alunos, e também aos Profissionais usuários de nosso portal.

Em 2006 soube do PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás, do Ministério de Minas e Energia, acompanhei os editais pelo site, www.prominp.com.br , e em 2007 encontrei o curso que desejava - Gerência de Empreendimentos, com ênfase em Empreendimentos. Para se inscrever neste concurso, é necessário possuir nível superior, e mais especificamente neste, possuir formação em engenharia ( O Prominp oferece também muitos outros cursos, para diversos níveis de formação, visite o site deles ).

Bem, como sou engenheiro mecânico, fiz a inscrição para o Concurso Público em março de 2007. Felizmente fiz a prova, passei no Concurso e garanti a vaga na FGV, www.fgv.br. Contudo, para esta especialização, foi necessário que além de passar no Concurso Público, fosse comprovada ainda a experiência como Engenheiro, e em Gerenciar equipes, através da apresentação da função registrada em carteira profissional, e/ou de contratos em que se tenha exercido a função.

Diplomas e documentos apresentados e aprovados, iniciei em dezembro de 2007, e as aulas presenciais regulares, terminaram em setembro de 2008, com carga horária semanal dobrada, ou seja, aulas todas as sextas das 14 às 22 horas e aos sábados das 8 às 17 horas. O TCC - Trabalho de Conclusão do Curso, foi entregue em dezembro de 2008, e o Diploma de Especialista da FGV, junto com a Certificação ENG - Gerente de Empreendimento do Prominp, foi recebido em fevereio de 2009.

Tive ainda a felicidade de ter o trabalho de conclusão do curso, com nota 10, indicado para o Prêmio FGV de Excelência, com a seguinte menção:

- "A Fundação Getulio Vargas reconhece a alta qualidade do trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, classificado para o Prêmio FGV de Excelência em Gerência de Empreendimentos do Programa Prominp" (assinado pelo Coordenador Acadêmico Executivo).

Recebi o Certificado com a menção e também o Prêmio FGV de Excelência em Gerência de Empreendimentos Programa Prominp 2009, em cerimônia na FGV, em 20 de julho de 2009. Realmente uma sucessão de agradáveis surpresas, e que com certeza contribuirão muito para prestarmos serviços cada vez melhores.

Fiquei muito honrado e feliz por receber este Prêmio, que realmente celebrou meu empenho e dedicação, pois todo o curso foi presencial, não faltei a nenhuma das aulas, foi 100 % de frequência, média bem superior a mínima exigida, mais de 1/3 das notas foram 10, e as restantes ficaram bem perto disto, com média geral ou coeficiente de rendimento de 9,36 nas 28 matérias, e nota 10 no TCC. Ou seja, foi suado, mas valeu a pena. Clique aqui para ver o Prêmio.

Os Diferenciais deste MBA foram vários, e destaco os seguintes:

1- A FGV - Fundação Getulio Vargas, através de suas escolas - EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, e da EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia ( o Diploma veio assinado pelas duas escolas, assim como o MBA foi ministrado por elas ) em suas instalações na sede da FGV, na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro, dispensa muitos comentários, no que se refere à sua excelência mundialmente reconhecida.

Só para se ter uma idéia da qualidade de seus cursos, de acordo com o índice MEC, das 5 melhores Instituições de Ensino Superior do País, 3 são da FGV:

> 1° - EBAPE - FGV - RJ

> 3° - EBEF - FGV

> 5° - EAESP - FGV.

2- A FGV também é reconhecida no exterior, principalmente nos EUA e Europa, como uma Instituição de tradição e qualidade no ensino da Administração Pública e de Empresas, e em Economia. Desta vez, graças a Deus, eu estava no lugar certo e na hora certa. O melhor MBA, na melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil.

3- A FGV possui tripla Certificação, a maior possível, grau RRR, junto ao PMI - Project Management Institute, principal associação mundial de gerenciamento de projetos. O Professor orientador de nosso TCC, é o atual presidente do PMI Capítulo do Rio de Janeiro.

4- A FGV é a única desenvolvedora e é também responsável por ministrar estes MBAs específicos para o Prominp em todo o Brasil.

5- O Ministério de Minas e Energia, através da Petrobrás, foi muito feliz ao elencar as demandas a serem atendidas, o MBA foi desenhado especificamente para o Prominp. Contudo, o projeto e a execução ficou sob responsabilidade da FGV.

É muito importante saber o que quer, e mais ainda, reconhecer quem sabe fazer melhor. Com frequência vemos empresas sem experiência em ensino, afinal o seu negócio principal é produzir e não ensinar, criando conteúdos programáticos a partir do mix de vários conteúdos de diversas instituições, que acabam por não ter nem início, meio e muito menos um fim coerente, objetivo e realmente útil. A didática então nem se fala. O resultado final, fica totalmente comprometido.

Felizmente não foi o que ocorreu, e isto tornou o MBA mais atraente, prático quando era necessário, teórico sempre que preciso, mas, adequado, atualizado e de excelente nível. Outro acerto relevante, foi conduzir este MBA de forma intensiva. Ao invés de um dia por semana, o que faria ele se estender por um ano e meio, tivemos dois dias por semana. Foi "muito puxado", pois todo o MBA foi presencial, mas como todos eram adultos e experientes, foi a melhor solução.

6- Um Conteúdo Programático muito especial e adequado, que contemplou conhecimentos importantes, como todas as Boas Práticas do PMBOK, para Gerenciamento de Projetos, assim como Gestão Empresarial, e muito mais. Para você ter uma melhor ideia, apresento abaixo a grade de disciplinas:

> Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

> Matemática Financeira

> Conceitos Básicos de Marketing

> Logística e Suprimentos

> Gestão Contábil

> Liderança e Trabalho em Equipe

> Planejamento Estratégico

> Aspectos Jurídicos e Tributários

> Gerenciamento de Escopo de Projetos

> Análise de Viabilidade de Projetos

> Negociação em Empreendimentos

> Gerenciamento de Qualidade em Projetos

> Técnicas de Apresentação e Reuniões

> Gerenciamento de Tempo em Projetos

> Gerenciamento de Comunicação em Projetos

> Seguros em Empreendimentos

> Gestão de SMS - Segurança, Meio Ambiente e Saúde

> Gerenciamento de Aquisições em Projetos

> Planejamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Custos em Projetos

> Gestão de Pessoas

> Economia, Globalização e Comércio Internacional

> Gerenciamento de Integração e Comissionamento de Projetos

> Gerenciamento de Riscos em Projetos

> Gerenciamento de Pessoas em Projetos

> Negociação de CLAIMs

> Ética, Poder e Política em Empreendimentos

> Business Game em Gerência de Empreendimentos e Contratos

>>>> O Trabalho de Conclusão do Curso, foi no meu caso:

Um Panorama do Gerenciamento de Riscos em Projetos na Indústria de Petróleo e Gás no Brasil.

É importante destacar também a excelente formação dos Professores, em grande maioria Mestres e Doutores, com experiência prática. Assim também contribuiu muito para o aprendizado, o excelente material didático e as ótimas instalações da FGV.

Veja as Fotos do Prêmio, o Certificado de Classificação para o Prêmio, o Diploma do MBA-FGV, e a Certificação do Prominp:

 

 

Certificado de Classificação para o Prêmio FGV 2009

 

Diploma do MBA na FGV - Nível Especialização

 

Certificação PROMINP como Gerente de Empreendimento

 

Agradeço sinceramente:

- Ao PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás

- Aos Professores da FGV

- À Equipe de Coordenação Acadêmica Executiva de Projetos da FGV

- À Fundação Getulio Vargas

- À minha Família

- Aos Amigos e Colegas de turma

- Às empresas e profissionais que responderam nossa Pesquisa.

Nota: O Prominp é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Petrobrás e BNDES, e conta com o apoio das empresas associadas ao IBP, ONIP, ABEMI, ABCE, ABDIB, ABIMAQ, ABINEE, ABRAPET, ABEAM, ABITAM, SINAVAL, SEBRAE, FINEP, CNI, e Federação das Indústrias.

Veja também o Certificado do Tutorial de Professores concluído em 2009 pelo Eng.° e Prof. Antônio César com grau 10.

Veja o Certificado de Comunicação em Apresentações concluído em 2011 pelo Eng.° e Prof. Antônio César com grau 9,7.

Bem as Dicas estão dadas. Agora é com Você. O grande benefício de se atualizar quando você já tem experiência ou "anos de estrada", é que você consegue de uma forma mais efetiva vislumbrar aonde, como e quando aplicar estes conhecimentos, contribuindo assim, mais efetivamente para uma Sociedade melhor.

Espero que você compreenda nossos objetivos, que são de levar Conhecimento de alto valor agregado às pequenas e médias Empresas e aos Empresários e Executivos Brasileiros, fortalecendo nossa economia, mas, ao mesmo tempo, projetar o Brasil para o Mundo. A ideia é que entendam nosso potencial e venham investir aqui, gerando mais oportunidades para os Brasileiros, e para quem aqui estiver. Ajude Você também a divulgarmos o Brasil para quem investe e gera empregos e renda, divulgue o portal ACOMP para os seus amigos.

Aqui Você encontra os Serviços da ACOMP para Você e sua Empresa, Perspectivas e Tendências de Mercado, Palestras e Cursos Especiais, a Pesquisa Anual da ACOMP sobre os 10 Melhores Negócios, Links Úteis, Dicas de Negócios, @ ACOMP Net Shopping, Notícias, Novidades, Estudos e Pesquisas da ACOMP, Dicas de Viagens, etc.

Contrate nossos Serviços para sua Empresa e Indique a ACOMP Consultoria e Treinamento para seus Amigos e Parceiros de Negócios.

Só com o aumento da contratação de nossos Serviços de Consultoria em Negócios, Assessoria Empresarial, Estudos e Pesquisas de Mercado, Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Palestras e Treinamentos é que poderemos investir mais no portal ACOMP, para disponibilizar mais serviços on line gratuitos, dicas para os novos empresários, empreendedores e executivos.

A fórmula vem dando certo, há 15 (quinze) anos consecutivos, nossa Economia cresce e se fortalece, e hoje o Brasil é muito mais respeitado lá fora. Contudo, é preciso perseverar. Junte-se a nós, pois vale a pena.

Clique e veja o Estudo que fizemos e publicamos no portal ACOMP desde 2000 para divulgar o Brasil.

Mais de 500.000 (quinhentas mil) pessoas de diversas partes do Brasil e do Mundo, já acessaram este estudo durante estes últimos 10 anos.

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Para mais informações, Clique Aqui !

 

Para saber mais sobre nossas Palestras, Cursos Especiais e Treinamentos, veja os links abaixo:

Perfil do Palestrante Eng.° e Prof. Antônio César

Veja alguns Depoimentos sobre nossas Palestras

Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais

Palestras em Seminários, Congressos e Eventos

Palestras por EAD (Educação a Distância) e via Satélite

Atestados sobre Serviços de Consultoria e Treinamento

 

 

Consulte a ACOMP como Você preferir:

  • Por Telefone ou Pessoalmente:

Av. dos Mananciais, 609 - parte - Jacarepaguá - RJ
De Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Telefones: (21) 2445-5444 / (21) 99676-9040
Profª. Vera Lúcia - Diretora Administrativa
Eng e Prof. Antônio César - Diretor Comercial.

 

 


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2009 - ACOMP - Todos os direitos reservados.