Revista ACIJA - Nº 22 - Março de 2003

Pós-Venda é Oportunidade para Fidelizar Clientes


Logo após o Natal, bem como qualquer data festiva, é muito comum no Comércio em geral, nos depararmos com um grande fluxo de pessoas indo às Lojas trocar presentes, ou simplesmente buscando uma melhor explicação sobre o funcionamento dos mesmos. Este momento deve ser encarado pelos Vendedores não como uma chatice que não oferece comissão, e sim como uma Oportunidade de Fidelização e até mesmo de conquista de Novos Clientes.

A ACOMP apresenta a seguir, uma série de Dicas para Você por em prática em sua Empresa, além de apresentar também o SMAC – ACOMP, um moderno e revolucionário Sistema de Melhoria de Atendimento aos Clientes, para aqueles Empresários que desejam realmente profissionalizar o Atendimento e as Vendas em seus Negócios.

1) Como fazer um bom Pós - Venda:

  •  Implantando um SAC ( Serviço de Atendimento aos Clientes ) e facilitando o acesso ao mesmo por parte da Clientela ( Via Lojas, Telefone e Internet );
  •  Dando Treinamento aos Funcionários dos setores envolvidos;
  •  Concedendo autonomia aos funcionários de Atendimento e Vendas, para a pronta solução de quaisquer problemas junto aos Clientes;
  •  Cadastrando os Clientes e mantendo permanente comunicação com os mesmos;
  •  Criando um Programa de Cliente - Freqüente;
  •  Prestando Serviços complementares a Venda;
  •  Incentivando a Avaliação da Empresa pelo Cliente;

2) O Lojista deve prestar atenção em:

  • Treinar seus colaboradores para a Qualidade no Atendimento aos Clientes, e que os mesmos tenho pleno conhecimento do Código de Defesa do Consumidor.

3) Principais Setores nos quais o Pós - Venda é essencial:

  •  Automobilístico;
  •  Telecomunicações;
  •  Informática e Internet;
  •  Seguros e Assistência Médica;
  •  Eletro-Eletrônicos;
  •  Turismo e Hotelaria;
  •  Serviços de Reparos e Manutenção em geral;
  •  Franchising ( entre Franqueador e Franqueado );
  •  Comércio em geral, principalmente de Produtos Tecnológicos.

4) A ACOMP já ministrou dezenas de Treinamentos específicos para a Qualidade no Atendimento aos Clientes e Pós - Vendas, tanto para Multinacionais bem como Pequenas e Médias Empresas, visando garantir uma maior Fidelização por parte dos Consumidores, através da Implantação de Programas de Clientes Freqüentes e o desenvolvimento de Serviços Agregados. Veja as Palestras que oferecemos em nosso site www.acomp.com.br.

5) Desenvolvemos ainda o:

SMAC - Sistema de Melhoria do Atendimento aos Clientes

Suas Conseqüências e Benefícios são:

A- Aumento da retenção de Clientes ( Fidelização ).
B- Redução de problemas com Inadimplência.
C- Elevação da participação per capita no faturamento.
D- Redução dos custos de Vendas.
E- Melhoria da Lucratividade da Empresa.
F- Qualificação e Motivação de seus colaboradores.
G- Aumento do faturamento total da Loja / Empresa / Consultório / Franquia ou Shopping.
H- Incremento no tráfego do mall.
I- Possibilidade de um direcionamento mais adequado da Publicidade.
J- Metodologia extremamente simples e prática.

O SMAC é um Serviço para Melhoria da Qualidade no Atendimento aos Clientes, exclusivo da ACOMP.

A ACOMP investiu 18 meses em projetos, pesquisas e dedicação de uma equipe com profissionais de primeira linha, alguns com mestrado no exterior.

Fizemos parcerias com universidades, testes de campo, avaliação dos serviços similares existentes no mercado, testes gratuitos com usuários finais do produto, treinamento do nosso pessoal, crítica e reavaliação dos resultados, para chegarmos ao formato ideal, e um custo extremamente reduzido por unidade de negócio.

Alguns Diferenciais importantes do SMAC da ACOMP

5.1- Qualidade e Objetividade
Todos os pontos críticos são avaliados pela sua ocorrência ou não. Este procedimento evita avaliações subjetivas e erro de interpretação, otimizando a tomada de decisões.

5.2- Rapidez dos resultados
Do fechamento do serviço à entrega do Relatório, apenas 30 dias.

5.3- Técnica do “Cliente Oculto / Falso Cliente” – Mister Shop
Evita o viés da entrevista direta.

5.4- Visão ampla de Marketing
A Avaliação é feita sob a perspectiva do Cliente final, com base em um contexto amplo do Negócio e da sua interface com a Comunidade.

5.5- Preço excelente
A ACOMP possui tradição de viabilizar Serviços de Alta Tecnologia, a um custo acessível inclusive às Pequenas e Médias Empresas, o que é comprovado pela sua duradoura parceria com o SEBRAE.

5.6- Consultoria Empresarial, Assessoria Comercial e Treinamento
A ACOMP após este Serviço também esta apta, para se preciso for, aplicar Treinamento em Motivação, Atendimento, Vendas, Qualidade Total e etc., elaborar Pesquisas de Mercado, Estudos de Viabilidade, Planejamento Estratégico de Marketing, Projetos de Engenharia, Formatação de Franquias, em fim, dar total suporte à sua Empresa, tanto na área Comercial quanto de Engenharia.

O Acompanhamento e a Assessoria Comercial Personalizada que sua Empresa necessita.

Informe-se também sobre o Plano ACOMP. Visite nosso site na Internet www.acomp.com.br.


6) É fundamental o Lojista entender que o Pós - Venda é uma ferramenta de Fidelização.


A ACOMP criou também a Técnica do 1 , para facilitar o entendimento deste assunto:

Qualquer Cliente que já comprou conosco 1 vez, é potencialmente maior para nós do que 1 desconhecido. Hoje em dia a Fidelidade dos Clientes é “fundamental” para as Organizações e para os próprios Vendedores. Vender 1 só vez para 1 Cliente é desperdiçar energia e dar chance à concorrência.

ACOMP Consultoria e Treinamento
Prof°. Antônio César Carvalho de Oliveira
Diretor Comercial

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

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Se Você está precisando melhorar o Atendimento aos seus Clientes, quer aumentar as Vendas totais, quer melhorar o Relacionamento com seus Clientes fiéis para mantê-los ativos, deseja que seus Clientes tenham uma Experiência agradável com sua empresa, pretende implantar um SAC (Serviço de Atendimento aos Clientes), ou ainda necessita Treinar seus funcionários em vendas, atendimento, abordagem comercial, relacionamento e pós-vendas, nós podemos lhe ajudar. Contrate os Serviços da ACOMP.

A ACOMP possui experiência de mais de 15 (quinze) anos em assessoria, consultoria empresarial, e treinamento para empresas de Varejo (Lojas, Redes de Lojas, Supermercados, Lojas de Conveniência e Shopping Centers), Prestadoras de Serviços e Indústrias. Confira em nosso site www.acomp.com.br .

Desde o Planejamento e Implantação do Pós-Vendas, passando pelo Treinamento da Equipe de Atendimento e Vendas, por Pesquisas de Satisfação de Clientes, Auditorias Operacionais, Redesenho dos Canais de Relacionamento, CRM, até Avaliações de Atendimento, nós ajudamos Você e a sua Empresa a atender e encantar seus Clientes.

Podemos fazer a Avaliação do Atendimento em sua Empresa física ou site na internet, através de técnicas como: cliente oculto - falso cliente - mystery shopping.

Podemos efetuar a Pesquisa de Satisfação de Clientes da sua Empresa, treinar seus vendedores, desenvolver o Planejamento Estratégico de Marketing, ajudar na implantação do setor de atendimento ou SAC, e muito mais. Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444, horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Veja alguns Depoimentos de Clientes atendidos pela ACOMP

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Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

Importante: Assim como antes de estabelecer uma loja, uma rede de lojas, ou mesmo um shopping center é necessário fazer uma Pesquisa de Mercado, também para operar de forma adequada uma loja, uma rede de lojas, ou um shopping center, é extremamente aconselhável que se façam Pesquisas de Mercado, com determinada frequência e de forma profissional, para conhecer melhor o seu público alvo, suas demandas e anseios, e adequar o merchandising da loja, da rede de lojas, ou do shopping center, além é claro do Atendimento.

Somente desta forma, conhecendo seu público alvo técnicamente, será possível se comunicar adequadamente com ele, ajustar a propaganda e a publicidade do empreendimento da forma mais apropriada, fortalecer a marca, motivando o consumo e um relacionamento duradouro, que se transforma em mais vendas e fidelidade. Isto não é fácil de fazer. Dá muito trabalho, precisa ter experiência em varejo, técnica e conhecimento. Mas, é factível e vale a pena, pois os resultados são excelentes.

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Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, adequação das formas de pagamento, e por aí vai.

Pense nisto ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de forma eficiente e eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444.

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Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria completa:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

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> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

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Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Avaliação de Atendimento das Lojas

> Ministrar Palestras para os Lojistas

> Treinamento para as Equipes de Venda das Lojas

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Podemos também prestar apenas a Assessoria Comercial, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais.


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Outras Reportagens com Dicas do Eng. e Prof. Antônio César

Veja outras Reportagens e Dicas sobre Varejo e Shopping Centers, nas seções Notícias e Depoimentos no portal ACOMP www.acomp.com.br

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