Domingo, 17 de abril de 2005

Economia & Negócios

A Fé que move o consumo - Matéria de primeira página

Venda de produtos relacionados à imagem do papa cresce 600% nas lojas de artigos religiosos após morte de João Paulo II


Bruno Rosa


Enquanto as finanças do Vaticano acumulam prejuízos de US$ 12,4 milhões nos últimos dois anos, o comércio carioca lucra com a morte do papa João Paulo II. Itens como chaveiros, livros, escapulários, pôsteres e cartões postais com a imagem do pontífice, criados após seu falecimento, no dia 2 de abril, ajudam a elevar em até sete vezes as vendas das lojas de produtos religiosos. E, de olho nos bons resultados, as grifes correm contra o tempo para fabricar blusas com a figura do líder católico apelando, em alguns casos, para a figura do pontífice em estilo polêmico: com cabelo moicano e piercings.


Quem também pega carona na fé do consumo são os produtos que estampam a imagem de santos e de Jesus Cristo. A procura por artigos católicos, em geral, aponta vendas 40% maiores. O especialista em consumo Antônio Cesar Carvalho, diretor da Acomp Consultoria de Varejo, acredita que as compras são uma forma de homenagem ao papa João Paulo II.

- Houve um incremento nas vendas de artigos religiosos em todo o país, mas a fé está motivando o consumo em todo o mundo católico. Na Itália, por exemplo, já foi criado até selo comemorativo - diz Carvalho.

Por aqui, a Livraria Paulinas, por exemplo, lançou dois pôsteres do papa (a R$ 5 cada). Mais de 400 unidades foram vendidas e o produto já está na terceira remessa. Entre os lançamentos, os postais (a R$ 0,65 cada) também se destacam.

- Reeditamos o CD com as palavras do papa quando esteve no Brasil pela última vez, em 1997. Estamos produzindo um DVD com imagens do católico que chegará em breve às lojas - explica a porta-voz da Livrarias Paulinas, Vânia de Cássia.

Ela acrescenta que alguns livros estão em falta como João Paulo II, 20 anos de história e Como se elege um Papa, ambos da Editora Paulinas.

- Como é comércio, as vendas são feitas por impulso, neste caso incentivado pela morte do papa. Só as obras escritas por ele venderam 2 mil exemplares - afirma Vânia.

Nas lojas Papel do Céu, no shopping Downtown, e Tempo de Crescer, no Barra Garden, os livros de Karol Wojtyla também estão esgotados. Vera Maria, da Papel do Céu, explica que as vendas dobraram nos últimos dias. Renata Pereira, sócia da Tempo de Crescer, vai além:

- Antes de o papa ser internado, vendíamos um exemplar do livro João Paulo II por semana. No período em que ficou doente, o número passou para três. Com a morte, subiu para sete. Agora, está em falta no mercado. Estou procurando obras de outros fornecedores.

Na esteira do consumo abençoado, os chaveiros com medalha de João Paulo II (por R$ 29) ganharam destaque na The Love Store, no Leblon. O item é o campeão de venda do estabelecimento, que experimentou alta de 30% no comércio de produtos religiosos. A loja encomendou mais 20 unidades do produto.

- Comprando os produtos, meus clientes acreditam que estão homenageando o papa e levando proteção para casa - diz Andreia Lopes, sócia da loja.

Leia Mais...


Consulte-nos: ACOMP Consultoria e Treinamento - (21) 2445-5444

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / 9676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !