Sabado, 28 de fevereiro de 2004.



Serviços gráficos retomam espaço

OPORTUNIDADE

Loja, cujo investimento inicial é de R$ 40 mil, deve estar localizada próxima ao público-alvo

VINICIUS NEDER

A informatização dos processos de impressão baratearam os custos de serviços voltados para produtos gráficos. A qualidade da impressão digital tem melhorado cada vez mais e as antigas lojas de fotocópia vêm se transformando em bureaus de reprodução. Substituem pequenas gráficas e atendem a necessidade de serviços de impressão em escala reduzida. O investimento inicial para abrir um ponto comercial do tipo é de R$ 40 mil, prevendo apenas a compra de maquinário básico.

Segundo o consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria e Treinamento, investir neste ramo, apesar do surgimento recente de uma série de lojas deste tipo, continua sendo um bom negócio. Os futuros empresários devem, porém, ter atenção ao planejamento. O cuidado deve-se principalmente a grande concorrência e ao alto custo de investimento inicial. Duas máquinas de fotocópia usadas, o mínimo necessário para loja do tipo, podem custar de R$ 40 mil a R$ 50 mil

Empresário deve investir em estudo de viabilidade

– O primeiro ponto fundamental para investir em um negócio como este é ter estudo de viabilidade. O segundo ponto a atentar é a avaliação do ponto comercial, determinante para empresas deste tipo. O estudo de viabilidade vai, aliás, determinar o tipo de cliente, o que é fundamental na escolha do ponto comercial – explica Oliveira.

O empresário Paulo Roberto Rocha de Souza abriu a Cópia Exacta em 1992, tendo a fotocópia como carro-chefe mas a diversificação dos serviços foi fundamental para a sobrevivência da microempresa. Além de cópias preto e branco ou coloridas, a Cópia Exacta oferece encadernação, confecção de carimbos e placas, plastificação, impressão e digitação.

– A cópia não pode ser minha principal fonte de receita porque o faturamento que propicia é baixo e o valor dos equipamentos alto. Daí a necessidade de diversificar os serviços – diz Souza. O consultor da Acomp ressalta ainda o impacto da popularização da fotocópia. “Ela já foi para dentro da casa das pessoas, com aquelas impressoras três em um. O valor agregado de outros serviços, principalmente impressão e plotagem, é mais compensador”, diz.

Oferecer serviços diversos e de acordo com as necessidades do cliente é o diferencial da Copy House, empresa de médio porte com dez anos de existência. Segundo Caroline Ramos, da área de relações públicas da empresa, trabalhar exclusivamente com fotocópia nunca foi a proposta da empresa. Entre seus serviços estão impressão em grandes formatos, encadernação, digitalização de imagens, impressão de banners e plotagem em geral.

Souza, da Cópia Exacta, lembra ainda que a localização foi fundamental para o sucesso do negócio. A maior parte de sua clientela é formada por empresas da vizinhança. A prospecção destes clientes acontece em visitas às companhias assim como com anúncios em jornais de bairro.

– Um ponto comercial próximo a uma faculdade é muito valorizado, mas ao mesmo tempo, mais concorrido – pondera Souza, que já tentou obter a concessão de uma loja dentro de uma faculdade, mas não teve sucesso.

Também para as empresas de médio porte, os cuidados com o cliente e ponto comercial são fundamentais. A Copy House possui serviço de entrega e a maior parte de sua receita também vem de empresas. A localização no Centro do Rio é importante devido à proximidade com os clientes corporativos, segundo Caroline.

– Oferecemos impressão de produtos voltados para engenharia e arquitetura e precisamos estar perto destas empresas – diz ela. A executiva conta ainda que outra forma de ficar próximo ao cliente é abrir quiosques em canteiros de obras ou em empresas que não querem investir em equipamentos.

Segundo o consultor da Acomp, a grande variedade de tipos de serviço e de clientes tornam o estudo de viabilidade ainda mais importante. Há uma série de variantes que influenciam no investimento necessário para abrir o negócio, no tempo de retorno do investimento e na margem de lucro.

O tipo do equipamento influencia no investimento inicial. Além do parcelamento de preços, Oliveira lembra do leasing com opção de compra como um caminho para diminuir o impacto do custo do equipamento. Outra saída, segundo Paulo de Souza, dono da Cópia Exacta, pode ser procurar equipamentos de segunda mão ou remanufaturados: “mesmo assim, o investimento gira entre R$ 40 mil e R$ 50 mil, pois o ideal é adquirir duas máquinas”, diz.

SERVIÇO Acomp Consultoria, 2445-5444 Cópia Exacta, 2547-8366 Copy House, 2508-6961

Raio x Negócio: bureau de reproduções Investimento inicial: de R$ 40 mil a R$ 50 mil, somente para equipamento Faturamento médio mensal e margem de lucro sugerida: variável (depende do tipo de cliente, equipamento e localização) Número de funcionários: no mínimo três Área: varia de acordo com o tamanho dos equipamentos Risco: médio, segundo o consultor da Acomp Antônio César Carvalho de Oliveira, devido à concorrência

Nota: A ACOMP poderá elaborar o Plano de Negócios, o Estudo de Viabilidade ou a Pesquisa de Mercado para seu novo Empreendimento.

Consulte-nos: ACOMP Consultoria e Treinamento - (21) 2445-5444

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / 9676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !