Data da reportagem: 01/04/2001    acomplogo.jpg (12514 bytes)

Fotos: Alessandro Costa
BEM SUCEDIDOS, Barra Shopping e Shopping Novo Leblon têm estratégicas de marketing infalíveis, garantem os especialistas. Os centros de compras oferecem conforto e bons serviços aos consumidores


A NOVA ROTA DOS SHOPPINGS

Consultores ensinam que os empresários devem fugir da estagnação e definir melhor o perfil de seus negócios



Durante as últimas décadas, a Barra viu o nascimento de 50 shoppings centers, malls e centros comerciais e empresariais, segundo a Associação Comercial e Industrial da Barra. O novo milênio inaugura uma fase que promete sacudir o inchado mercado barratijucano. É o que afirmam consultores em marketing especializados na consolidação de empreendimentos no bairro. Segundo Alain Guetta, da Guetta Franchising, e Antônio Cesar de Oliveira, da Acomp Consultoria, chegou a "era da seleção", época de empresários e lojistas usarem suas armas para fugir da estagnação.
"Não digo que os empreendimentos obsoletos fecharão as portas, mas sem um diferencial, vão virar galerias que sobrevivem fazendo economia de luz e segurança. E não é isso que se sonha ao abrir um negócio na Barra", analisa Oliveira, responsável pela revitalização do Barra Square, onde está fazendo pesquisas de público alvo.

Segundo ele, o maior problema dos pequenos shoppings da Barra é trabalhar com lojas vendidas. "A lei da propriedade prevalece sobre os projetos.
É difícil exigir um padrão dos condóminos. O resultado é a falta de foco. E a salada não atrai o público", ensina ele, responsável pelo êxito do Shopping Novo Leblon, um centro especializado para a mulher.
Muitos shoppings já tentam revitalizar seus espaços. "O Barra Point vai ser um centro cultural. Na terça, vamos abrir inscrições para um curso com aulas de interpretação, dança e música, no novo Centro de Artes Marília Pêra, onde será feito um teatro com 200 lugares. Teremos exposições, lançamentos de livros e musicais. A Barra é carente de pólos culturais", diz a gerente de marketing Luciana Brilhante.
Para Oliveira, a mudança só não é recomendável duramte o lançamento do negócio. "O Bayside ia funcionar dia e noite, recuou e acabou caindo no lugar comum", lamenta.
Reportagem: Karina

 

Fernanda Garritano acaba de inaugurar o Mosaico Café, que faz parte da revitalização do CasaShopping


Mesmo os grandes empreendimentos não podem se acomodar
Não é preciso ser nenhum gênio do marketing para entender porque o BarraShopping recebe 2,5 milhões de consumidores por mês. Griffes famosas, áreas de lazer, cinemas, teatro e opções gastronômicas para todos os gastos são atrativos do maior shopping da América Latina, com 165.800 metros quadrados. Seu "anexo", o New York City Center, também já nasceu no caminho certo, segundo Guetta. "É bem
definido, tematizado para a diversão. a marcação visual é forte: a réplica da Estátua da Liberdade passa a proposta de um ambiente de primeiro mundo", detalha. Para Oliveira, dificilmente algum empreendimento fará frente ao Barra Shopping. "O Via Parque, que seria um outlet, tentou e falhou".
Para os consultores, mesmo os "grandes peixes" não podem se acomodar. Bom exemplo é o Casashopping que tem 17 anos
e está investindo em novos espaços, como o Summer Club, com shows e festivais de comidas típicas, e o Mosaico Café, que aproveitou o gazebo do Casa Cor. "Até o fim do ano teremos um restaurante japonês e outro de massas e frutos do mar. Na área dos antigos cinemas, vamos montar exposições de ambientes decorados e partir para o segmento de eletrodomésticos", diz o surperintendente Roberto Pereira.

 

Antônio César de Oliveira busca nova filosofia para o Barra Square


Ainda há espaço para expansão
Para o presidente da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Paulo Stewart, ainda há espaço no mercado da Barra da Tijuca - e, principalmente, no Recreio dos Bandeirantes - para novos empreendimentos comerciais, já que público é o que não falta. "É grande o número de pessoas que vai à Barra por causa da alta oferta de centros de compra. O bairro tem uma das maiores relações entre população e área bruta locável (ou área correspondente às lojas) do País", justifica.
Paulo Stewart revela ainda uma nova tendência na cidade. para ele, o crescimento imobiliário dos últimos 15 anos e a oferta de consumidores em potencial fizeram com que alguns empreendedores despertassem para a oportunidade de montar shoppings nos arredores da Barra da Tijuca.
De fato já foram anunciados alguns novos pólos comerciais em construção na Zona Oeste. O Center Shopping Rio, com lançamento previsto para o dia 26, em Jacarepaguá, terá 160 lojas, por exemplo. No Recreio dos Bandeirantes, chega, em outubro, o Barra World Shopping, com 600 lojas e réplicas das torres Eiffell e de Pisa. Já o Vargem Shopping, que deve ficar pronto em julho de 2002, em Vargem Pequena, terá 147 lojas.

 


 

> Consulte a ACOMP e saiba como podemos ajudar, a melhorar a performance da sua Empresa ou Empreendimento.

> Clique aqui para conhecer os nossos Serviços de Consultoria, Assessoria e Mentoria e Treinamento.

É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade !

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio, o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , nas seções Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas, Matérias sobre Shopping Centers, Lojas em Shopping, Lojas de Rua, Lojas de Conveniência, Supermercados, Negócios e Varejo. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

------------------------------------------------------------

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 


 

ACOMP

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.