Pesquisa da ACOMP sobre Tendências de Consumo para o Natal de 2001


Conforme prometemos, estamos divulgando abaixo alguns dados relevantes bem como Dicas para sua Empresa ter um melhor desempenho neste Natal.

É importante lembrar que isto só foi possível, face a participação dos nossos Clientes, Anunciantes e Patrocinadores, pois a ACOMP é uma Empresa de Consultoria e Treinamento, que precisa viabilizar financeiramente suas operações como qualquer outra.

Portanto para que possamos continuar evoluindo na prestação de serviços gratuitos à comunidade e à Você, necessitamos do apoio dos Usuários do site www.acomp.com.br no sentido de divulgar nossos serviços e nosso site aos seus amigos e parceiros bem como dos Anunciantes e Patrocinadores continuarem divulgando suas respectivas Empresas e Instituições através de nosso site.

Seu Anúncio ou Patrocínio, além de tornar sua Empresa ou Instituição mais conhecida junto a um público seleto, ajuda a viabilizar a disponibilização de serviços gratuitos como este por parte da ACOMP, os quais normalmente seriam objeto de uma consultoria, beneficiando assim a sua Empresa, a Você, fortalecendo a nossa economia como um todo e gerando mais empregos e oportunidades para todos.

Anuncie em www.acomp.com.br é muito mais barato do que Você imagina.
Observe que Você pode utilizar o site da ACOMP também para treinar seus colaboradores no caso das Empresas, ou para melhorar o desempenho das Lojas no caso dos Shoppings, basta Você recomendar a eles que acessem.

São mais de 20 Serviços úteis e gratuitos. É só acessar.

Esperamos poder continuar evoluindo juntos. Colabore, Participe ! Anuncie !

Você corre o risco de ver sua Empresa "decolar", como tantas outras que já estão conosco.

Sucesso para Você, Boas Vendas neste Natal para sua Empresa, mas não se esqueça do "Espírito de Natal ".

Muita Saúde e Paz para todos !

Tendências de Consumo para o Natal de 2001


Durante os meses de Novembro e Dezembro de 2001, a economia Brasileira deverá receber algo em torno de R$ 23 bilhões como resultado do pagamento das duas parcelas do décimo terceiro salário. Destes, aproximadamente R$ 2,5 bilhões virão somente para o Estado do Rio de Janeiro, o que representa um crescimento de mais ou menos 2,4 % em relação ao ano anterior, já descontada a inflação no período.

A crise Energética, vulgo "Apagão" está influenciando os hábitos de consumo do brasileiro em especial do Carioca. Se por um lado houve um aprendizado forçado no que se refere ao estímulo do controle de gastos, tanto da empresa bem como nos gastos pessoais, que acabaram inibindo o consumo em geral, por outro houve um pequeno ganho de renda, face a redução da conta de força e luz para a maioria das famílias, por alguns meses consecutivos.

Estes ganhos com certeza também foram corroídos pelas altas taxas de juros ( cheques especiais, empréstimos e etc. ) e aumento do dólar, porém ainda assim, vão possibilitar uma pequena elevação no consumo em relação ao ano anterior.

Há também uma outra faceta interessante, devido aos ataques terroristas aos EUA e a guerra do Afeganistão, somados as outras crises, fizeram com que muitos brasileiros saíssem menos de casa, gerando mais uma pequena economia, porém problemas para o Comércio em geral.

Contudo, agora é hora de compensar, de certa forma, tanta privação, o que levará as famílias a aumentarem o consumo, até mesmo por estarmos entrando em época de Festas, Verão e Férias.

Outro fator que irá influenciar positivamente o consumo Carioca, será o pânico das viagens de avião para o exterior, que irá manter muitos abastados consumindo por aqui, além dos Turistas estrangeiros que virão, inclusive os Argentinos, pois ainda que sua Economia esteja extremamente fragilizada, a "pseudo dolarização" torna nossos preços muito atraentes.

Ano passado acertamos em cheio. Esperamos que este ano o Consumidor mantenha seu habitual otimismo com o Ano Novo.

Algumas Conclusões deste Estudo da ACOMP:

1- O crescimento médio real das compras de Natal este ano, em relação ao ano anterior deverá se situar entre 3 e 5 %.

Contudo, haverá sem dúvida alguma muito mais oscilações nestes percentuais este ano do que no ano passado, pois serão privilegiadas as Empresas, Shoppings, Lojas de Rua e de Shopping, que possuam um melhor "Relacionamento" com seus Clientes durante o ano todo e não somente em datas festivas. Após o Natal alguns dirão que venderam mais 10 % do que no ano passado, outros vão dizer que venderam menos 4 % , outros que o Natal foi igual ao do ano passado. Realmente não haverá um percentual homogêneo.


Há muito tempo a ACOMP vem alertando aos seus Clientes para o fato de que não se faz mais um Natal, começando 2 meses antes. Ë preciso trabalhar corretamente durante o ano todo. Nos EUA o período que vai do dia de Ação de Graças ao Natal, final de novembro à dezembro, corresponde a praticamente 25% ou (¼) das vendas do ano todo e por aqui não é muito diferente para o Varejo. Portanto é um bom investimento.

Se Você que ter em sua Loja um excelente Natal de 2002, comece a trabalhar por ele agora, antes do Natal de 2001.


2- A maioria das promoções tenderão a flexibilização dos prazos ( na média com pagamentos em até 6 vezes sem juros ), pois as margens de lucro já estão um tanto quanto apertadas para permitir grandes descontos.

3- A correta avaliação do crédito a ser concedido será mais importante ainda este ano, para evitar-se problemas com o fluxo de caixa de janeiro à abril de 2002, para a maior parte do Varejo.

4- As vedetes deste Natal: Aparelhos de DVDs, Moda Praia, e Turismo interno ( dentro do País e das Cidades ).

5- A moda entre a classe média: Pesquisar preços e aproveitar promoções. O tiquet médio foi reduzido e o Consumidor em geral está indo mais vezes ao Supermercado, Lojas e Shopping Centers.

6- O comprador em ascensão: Somente os não endividados.


7- Retração de consumo: Funcionários públicos aposentados.

8- Na dúvida, o que comprar: Perfumes, Bijuterias, Artigos para o Lar, CDs e DVDs.


DICAS DA ACOMP PARA VOCÊ INCREMENTAR AS VENDAS DA SUA LOJA NESTE NATAL


1- Ilumine sua Loja, principalmente na semana que antecede o Natal. Ninguém mais agüenta locais tristes e escuros. Poupe antes e depois, mas pelo menos na semana do Natal, ilumine. Há muito tempo a ACOMP diz:

Luz vende !


2- Se a sua Loja for de Shopping, Vendido ou Alugado, pegue carona na decoração do Shopping para poupar custos. Mas lembre-se, Natal tem que ter vermelho e branco. Prefira promoções conjuntas com outros Lojistas, aproveitando melhor a mídia do Shopping. Para os Lojistas de Shoppings Vendidos, é hora de ampliar o horário de atendimento.

3- Se a sua Loja for de Rua, na medida do possível, faça parceria com seus vizinhos para decorar a rua com o mesmo motivo, sai muito mais barato e o resultado final é muito melhor. Não esquecer de que é necessário ter calçadas limpas, vagas para carros próximas as lojas, e uma "sensação de segurança" no local. Cartazes e prospectos são bem vindos. Amplie o horário de funcionamento a partir do início de dezembro, para poder fazer frente aos Shoppings.

4- Para todas as Lojas - Este ano o Natal será mais diluído ao longo dos meses de novembro e dezembro do que nos anos anteriores. Quem deixar para faturar só na última semana, vai dançar. Isto se explica pela flexibilização dos pagamentos das parcelas do décimo terceiro, conforme entendimentos entre diversas empresas e seus colaboradores.

Tem muita gente que ainda não recebeu a primeira parcela do décimo terceiro, que deveria ter sido paga até 20 de novembro, outros irão receber em mercadorias, outros vão receber junto com o pagamento de novembro (no início de dezembro), e assim por diante.

Há ainda o fato de que o Carioca está comprando mais por motivações de: Oportunidade, disponibilidade e promoções, face a ter tido seus hábitos de poupança e redução de desperdícios despertados pelo danado do "Apagão", que o fez inclusive desligar o freezer, reduzir estoques de alimentos e aumentar as idas ao supermercado.

5- A ACOMP lançou em Outubro deste ano a Campanha Astral Legal pro Natal, na qual serão premiadas no total 800 Lojas, sendo 400 Lojas de Shopping Centers, Vendidos e Alugados e 400 Lojas de Rua. Já foram premiadas até agora 670 Lojas ao todo. A próxima pode ser a sua.

O objetivo desta Campanha é o de levantar o Astral dos Lojistas e de seus Colaboradores, afinal triste e cabisbaixo ninguém terá um Natal legal. É preciso antes de mais nada entrar no clima do Natal. Converse com seus Colaboradores a esse respeito. Motive-os para uma atitude animadora e mais positiva perante aos Clientes, isto ajuda e muito a vender.

6- Por fim Você deve estar se perguntando, será que vale a pena tanto esforço ?

Como dizia o poeta:

"Tudo vale a pena se alma não é pequena". ( Fernando Pessoa )


A ACOMP agradece a todos os que colaboram para tornar possível a disponibilização gratuita deste Serviço: Clientes da ACOMP, Anunciantes e Patrocinadores do site acomp.com.br, Usuários, Parceiros, Fornecedores, a Imprensa como um todo (Jornais, Revistas, Sites, Rádios e TVs) e deseja

Feliz Natal e um

Ano Novo com 2002 motivos de Alegria, Saúde e Paz para todos !

Equipe da ACOMP

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

Nota: Esta Pesquisa / Estudo poderá ser citado ou divulgado em qualquer Veículo, desde que mencionada a fonte.

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