logo_jcom11a.gif (5213 bytes)

Domingo, 2 e Segunda-feira, 3 de Maio de 1999

 

O alto custo de abrir loja em shopping

Roberta Cecchetti

   O plano da abrir uma loja em shopping pode ser bem mais caro que o imaginado. Apenas as luvas podem consumir mais de 50% do orçamento planejado. Além dos gastos com a montagem do estabelecimento, projeto arquitetônico, estoque, informatização e mobília, o futuro lojista terá que se preparar para arcar com os custos operacionais que incluirão o fantasma do aluguel mensal que, dependendo da margem de lucro, poderá consumir mais de 25% do lucro bruto ou metade do lucro líquido.

  O percentual sobre as vendas, cobrado como aluguel e fundo de publicidade, costuma ser de 6% sobre a faturamento. Caso a loja trabalhe com margem bruta de 25% sobre as vendas, o aluguel representará quase a quarta parte da margem. Sobre o lucro líquido, calculando que seja de 12%, o aluguel comerá a metade.

Normalmente, todas as despesas com que o lojista deverá arcar estarão estabelecidas no contrato, que ainda trará o percentual das possíveis multas, em média 10% sobre o valor do aluguel.

  Os shopping centers têm regimentos internos, feitos pela administração junto com os condôminos, e as regras devem ser cumpridas. Caso contrário, como afirma o proprietário da rede De Plá, Daniel Plá, o lojista estará sujeito a advertências e ao pagamento de multas. As mais comuns estão relacionadas ao descumprimento do horário de abertura das lojas, mudança de vitrine em horários e dias impróprios e atraso no pagamento do aluguel.

  O empresário costuma estar atento a todos os valores e taxas cobradas pelos shopping centers, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, onde a marca é mais forte. O motivo do interesse é simples: muitas das lojas próprias são abertas em shopping centers, daí a necessidade de um estudo constante em relação a todas as despesas, assim como as franquias. Desta forma, quando há interesse de candidatos a empresário, Daniel Plá precisa estar ciente de todas as taxas e aluguéis cobradas pelo setor.

  O proprietário da Acomp – Treinamento e Assessoria, especializada em produtos e serviços para shopping centers, Antônio César Carvalho de Oliveira, afirma que as multas nos shopping centers alugados são mais rigorosas do que nos vendidos, e por isso os lojistas se preocupam com o cumprimento do horário, com o atendimento às normas e regimento interno.

  Daniel Plá concorda com Antônio César quando afirma que nos shopping centers vendidos as normas são mais flexíveis – os lojistas são donos do ponto e, normalmente se sentem no direito de questionar os itens do regimento. É comum encontrar lojas fechadas no horário de funcionamento dos shopping.

  – Contudo, muitas destas lojas, temporariamente fechadas, ainda se encontram em operação. O lojista simplesmente saiu para resolver um problema particular e fechou a porta. Assim acontece também com normas e procedimentos internos, por vezes negligenciados, face à condição de os condôminos serem proprietários, e discordarem de certas regras – avalia Antônio César.

  O preço do aluguel é calculado por metro quadrado, conforme a localização da loja, assim como a do shopping center. "Esses valores, bem como a percentagem sobre o faturamento bruto, para o aluguel variável, e os gastos com o condomínio (já incluído o fundo de propaganda), variam de acordo com a negociação", analisa Daniel Plá.

  Antônio César é da mesma opinião e afirma: cada caso tem as suas especificidades. Tudo dependerá da conjuntura econômica por que passa o País na época da assinatura do contrato, do interesse do shopping em relação à loja, entre outros.

  – Se for um shopping com muito movimento e com todos os espaços ocupados, obviamente as exigências e os valores serão mais altos. Mas, de repente, esse mesmo shopping gostaria de ter um determinado tipo de loja. Aí a negociação poderá ser mais flexível – explica Antônio César.

  Normalmente, o aluguel variável é de 6% sobre o faturamento bruto mensal. O fixo varia de acordo com o shopping mas vai, em média, de R$ 62 por m2 – caso do Norte Shopping – a R$ 104, valor cobrado no BarraShopping.

  Se, por exemplo, a loja tiver 30 m2 e faturar R$ 150 mil por mês, o lojista terá que pagar R$ 9 mil de aluguel variável, ao invés do fixo de R$ 3.120, no caso de um estabelecimento como o BarraShopping (em torno de R$ 104, o metro quadrado).

  – O lojista, na maioria das vezes, pagará o aluguel variável. Caso contrário, a loja vai falir em pouco tempo devido ao baixo faturamento. O que costuma ocorrer é que alguns lojistas passam para a administração um valor inferior. Se o shopping desconfiar, mandará fazer uma auditoria e o lojista terá que pagar a diferença em relação ao valor divulgado e o real – elucida Daniel Plá.

Instalações

  Antônio César comenta que o aluguel de lojas de roupas e serviços, entre outros segmentos, é praticamente o mesmo, salvo no caso da área de alimentação. Neste setor, em alguns shopping centers, é cobrado aproximadamente 20% a mais sobre o valor do aluguel em função das instalações, pois são necessários coifas e pontos de água e esgoto.

  O condomínio, para uma loja padrão de 30 metros quadrados, incluindo o fundo de promoção (de R$ 10 a R$ 30 por m2) varia de R$ 600 a R$ 1,2 mil. Com relação às luvas, vão em média, de R$ 1,6 mil, por m2 – caso do Madureira Shopping – a R$ 3,6 mil, por m2, como acontece no BarraShopping.

  Desta forma, para uma loja de 30 m2, o lojista deverá desembolsar só de luvas R$ 48 mil em um dos shopping centers mais baratos, como o Madureira ou em torno de R$ 108 mil, se a opção for pelo Barra Shopping.

  Daniel Plá explica que em um shopping vendido, o valor a ser gasto com o condomínio é semelhante, mas os aluguéis chegam a valer metade do valor cobrado pelos shopping centers locados. No entanto, afirma Antônio César, oscilam muito, sendo difícil estimá-los e, normalmente, não há cobrança de luvas.

  Antônio César ressalta que a maior parte dos lojistas estabelecidos é proprietária. "Alguns dão até três meses de carência para o inquilino. A intenção é evitar ficar com a loja fechada pagando condomínio. Diante desse cenário, o conselho é pesquisar antes de alugar e fazer um estudo de viabilidade econômico-financeira para ter certeza se a loja, assim como o ponto, será viável".

  O condomínio em shopping vendido, para uma loja padrão de 30 metros quadrados, já incluindo o fundo de promoção, varia de R$ 300 a R$ 700. Normalmente, não há comercialização de quiosques e também não existe a cobrança de aluguel variável.

  Com relação às lojas de rua, os maiores aluguéis estão na Zona Sul: de R$ 40 m2 a R$ 60 m2 e os menores, como afirma Antônio César, na Baixada, de R$ 10 m2 a R$ 25 m2. "As luvas oscilam muito e, dependendo do ponto comercial e das instalações, não são cobradas. Obviamente, por ser uma loja de rua, o lojista não pagará condomínio".

  Sobre os quiosques, que normalmente inexistem em shoppings vendidos, não há cobrança de condomínio. Mas, em contrapartida, os aluguéis são proporcionalmente mais caros por m2, se comparados às lojas tradicionais. Os contratos dos quiosques são, em média, de seis meses contra os cinco anos das lojas. "No BarraShopping, o valor é de aproximadamente R$ 6,6 mil e no Madureira Shopping, pode chegar a R$ 3 mil", afirma Antônio César.

  – O quiosque costuma ter de 6 m2 a 9 m2, ao passo que a loja tem em torno de 30 m2. Apesar de proporcionalmente ser mais caro, a vantagem do quiosque é a sua localização. Normalmente no centro do mall –, comenta Antônio César.

 


 

 

 

Se Você está pensando em montar sua primeira Loja ou Quiosque em Shopping Center, ou pretende se estabelecer em uma Loja de Rua, nós podemos lhe ajudar. Visite o nosso portal na internet www.acomp.com.br e veja muitas outras Dicas de Negócios sobre Varejo - Shopping Centers, Lojas de Conveniência, Supermercados, e lojas de vários outros segmentos.

 

Perguntas ou dúvidas como:

- O que é preciso para abrir uma loja em shopping ?

- Aluguel de espaço em shopping para loja ou quiosque ?

- Como abrir uma loja de roupas em shopping center ?

- Quanto custa abrir uma loja em shopping ?

- Quanto fatura uma loja em shopping center ?

- Aluguel de loja em shopping ?

- É melhor montar uma loja em shopping alugado ou vendido ?

- Quero abrir uma loja de roupas em shopping, quanto vou gastar ?

- Loja em shopping ou quiosque ?

- Qual o melhor shopping para abrir uma loja ?

- Loja de rua ou em shopping ?

- É melhor uma franquia ou loja própria em shopping ?

 

A ACOMP pode responder e lhe ajudar a decidir com propriedade e conhecimento, o que vai poupar para você muito tempo e recursos financeiros. Temos experiência de mais de 25 (vinte e cinco) anos na assessoria e consultoria para Empreendedores e Empresários do Varejo e Shopping Centers.

Podemos fazer o Estudo de Viabilidade de sua Loja, o mais econômico do Brasil, fazer a Avaliação e Seleção do melhor Ponto Comercial, a Pesquisa de Mercado, o Treinamento da Equipe de Operação e Vendas, e muito mais. Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444, horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, ou envie um e-mail para a ACOMP - Contatos.

 

Veja o Perfil do Eng.° e Prof. Antônio César

 

Clique aqui e veja vários Depoimentos de Clientes atendidos pela ACOMP e plenamente satisfeitos

 

------------------------------------------------------------

NOTA da ACOMP:

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar a Operação, seja ele uma Loja, uma Rede de Lojas ou mesmo um Shopping Center. Com a expertise em varejo da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

Veja vários Depoimentos de Clientes atendidos pela ACOMP e plenamente satisfeitos



Clique Aqui !

 


 

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.

 

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade !

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio, o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.

 


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 

------------------------------------------------------------

 

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

 

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

 

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

 

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

 

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

 

Clique aqui para mais informações !

 

------------------------------------------------------------

 

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

 

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

 

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

 

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

 

------------------------------------------------------------

 

Você só quer algumas Dicas ?

 

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 300 (trezentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Conheça - Conheça todos os Serviços da ACOMP

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Campanha ACOMP - Meio Ambiente

Fale com a gente - Contatos

 

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

 


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2022 - ACOMP - Todos os direitos reservados.