A escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso de qualquer negócio !

 

Desde a Pesquisa de Mercado, da Análise das condições do local, passando pela Seleção do melhor bairro, do melhor Ponto para uma loja de rua ou mesmo dentro de um shopping, a ACOMP pode lhe ajudar !

A ACOMP elabora também Pesquisas de Viabilidade Comercial para Shopping Centers, Estudos para Empresas Prestadoras de Serviços e Estudos para a instalação de Parques Industriais.

Veja a reportagem a seguir com algumas Dicas da ACOMP para o Varejo.

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Domingo e Segunda-feira, 18 e 19  de abril de 1999

A escolha do ponto comercial

Pesquisa de mercado e das condições do local são um bom início

 

Fabrícia Peixoto e Juliana Rosa

   Um bom ponto comercial pode não ser garantia de sucesso nas vendas, mas é um belo começo ou um passo para o fracasso. Afinal, uma escolha equivocada pode ser o início de vários fatores que logo podem enfraquecer o empreendimento. A primeira providência, aconselham especialistas, é realizar uma pesquisa de mercado para saber exatamente onde o consumidor está.

  Um dos erros mais comuns, de acordo com os profissionais de varejo, é a escolha do ponto "por preguiça". "Há pessoas que querem montar um negócio mas não abrem mão da comodidade de trabalhar no mesmo bairro onde moram, mesmo que seu público-alvo esteja em outro lugar", conta Antônio César de Oliveira, da Acomp Consultoria.

  – A escolha do ponto vai depender do produto comercializado ou do serviço oferecido. Não adianta levar uma mercadoria simples e barata para dentro de um shopping como o Fashion Mall, que não tem público para isso. Da mesma forma, um produto mais elaborado e mais caro dificilmente terá compradores em feiras, por exemplo – explica o consultor.

  Ruas, shopping, quiosques e feiras são as principais opções de pontos. As armadilhas, no entanto, existem em todos os casos. Os cuidados antes de fechar um contrato de locação ou de compra e venda começam logo nas visitas aos imóveis anunciados nos classificados de jornal.

Armadilhas nos anúncios

  – Há muitas falcatruas que acabam jogando um balde de água fria em muitos sonhos – comenta o presidente da Associação Brasileira de Franchising, Daniel Plá. Um dos principais golpes, segundo ele, é a venda de um mesmo ponto para mais de uma pessoa. Para fugir dessa armadilha, Daniel aconselha a retirada de uma certidão de ônus reais, no cartório mais próximo. Verificar a existência de processos de desapropriação envolvendo o imóvel, na Prefeitura, também é uma medida essencial.

  Em caso de locação, o tempo de contrato deve ser estudado com todo o cuidado. O presidente da ABF alerta para o perigo dos contratos com menos de cinco anos. Ele explica que nos contratos com prazo inferior a cinco anos, o proprietário pode aumentar exageradamente o aluguel ou pedir a retomada do ponto, no final do período. Já quando o contrato é de cinco anos, o lojista tem mais chances de conseguir na Justiça a permanência no local com um aluguel nas mesmas proporções do acertado inicialmente.

  – Muita gente se ilude e prefere fazer contratos curtos para se livrar do pagamento de luvas, mas o que acontece em geral é que depois de três anos, o proprietário acaba cobrando as mesmas luvas dispensadas inicialmente e o lojista se vê obrigado a arcar com a despesa, mesmo se não tiver condições. Isto porque a única alternativa, no caso, seria trocar de ponto depois de estabelecido no local, jogando fora todo o trabalho de fidelização da clientela. Na maioria das vezes, em dois anos ou pagam-se luvas ou dobra-se o aluguel – observa o empresário.

Shopping center

  A escolha de um ponto em shopping center é um caso à parte. As administrações dos shopping centers vendidos, onde todos os lojistas são proprietários, muitas vezes perdem o controle sobre a quantidade de lojas em funcionamento. Na Barra da Tijuca, por exemplo, existem muitos empreendimentos vendidos onde no lugar de lojas em pleno funcionamento estão tapumes indicando que a abertura do estabelecimento foi adiada.

  Daniel Plá explica que, nos shopping centers vendidos, existe uma convenção que obriga o lojista a abrir o estabelecimento em determinado prazo, mas que muitos fecham por problemas financeiros e apelam para Justiça para explicarem por que estão com as portas fechadas e não pagar a multa contratual.

  – Ninguém gosta de ir ao shopping e encontrar um monte de lojas fechadas. A venda do ponto pode demorar e, enquanto isso não acontece, todos pagam pelo "furo" – observa.

  Por outro lado, os shopping centers conhecidos como alugados, onde todos os lojistas são inquilinos, costumam cobrar aluguéis muito altos, às vezes fora do orçamento dos lojistas. Nesse caso, o empresário pode procurar alternativas dentro do shopping, como os quiosques. Os aluguéis são mais baratos e o ponto, geralmente, fica em boa localização. Se o único ponto encontrado estiver em local menos favorável, uma boa saída é pedir desconto no aluguel.

  No comércio de rua a locação de um ponto em geral sai mais em conta. Neste casos, porém, existem muitos mais fatores que devem ser analisados antes da escolha do ponto comercial. O movimento de pessoas, a existência de estacionamento, a visibilidade da loja e até mesmo a posição em relação ao sol podem influenciar no sucesso do novo empreendimento.

Vias de acesso

  O consultor Antônio Cesar de Carvalho conta que uma mesma rua pode apresentar características totalmente diversas. Caso das vias de acesso a grandes bairros. "Pesquisas indicam que o consumidor costuma comprar quando está chegando em casa, e não quando está saindo", explica. Como exemplo, ele cita o lado direito da Avenida das Américas para quem chega à Barra da Tijuca. "Nesse sentido, existem quatro McDonald’s, por exemplo, enquanto no outro funciona apenas um".

  O Departamento de Geografia da UFRJ oferece um serviço que pode ajudar os futuros lojistas a descobrir onde instalar sua empresa. Usando a técnica do Geoprocessamento especialistas realizam um estudo de macrolocalização com o objetivo de definir os estados ou cidades com potencialidade para a abertura de novos negócios.

  Os estudos são feitos por projeção e levam em conta o perfil do consumidor e suas tendências. Dessa forma, o geoprocessamento pode ir mais longe e, através de um estudo de microlocalização, descobrir o bairro ou até mesmo a rua mais indicada para aquele empreendimento.

  Outro projeto, desenvolvido pela Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ), também estuda vários aspectos do setor varejista, como a escolha do ponto e a sazonalidade do produto, além de identificar concorrentes e fornecedores.

  O pesquisador do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, Einstein Lemos de Aguiar, informa que a realização do estudo é inteiramente gratuita, para empreendimentos no valor de R$ 5 mil a R$ 50 mil. "Analisamos a capacidade do empreendedor para tocar determinado empreendimento e entregamos um projeto para a obtenção de financiamento de até 80% do valor. O dinheiro vem do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger), mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)", explicou.

Regiões da cidade

  Há quem acredite locais com pessoas de maior poder aquisitivo, como a Zona Sul, são garantia de sucesso de vendas para qualquer estabelecimento. Ledo engano, de acordo com Daniel Plá. "O índice de inadimplência da minha loja de Copacabana é muito maior que na da favela da Rocinha, por exemplo", conta o proprietário da rede de revelações fotográficas De Plá. Ele lembra que a escolha do ponto passa, antes, pela análise do produto e do consumidor e, muitas vezes, locais menos visados podem esconder ótimas oportunidades.

  Um exemplos de que pontos em locais considerados populares podem surpreender positivamente é o Mercadão de Madureira, que reúne mais de 600 lojas e atrai, diariamente, de 30 mil a 40 mil pessoas. Em época de picos de movimento, como a volta às aulas e a Páscoa, mais de 100 mil pessoas circulam pelo local todos os dias.

  O empresário Vicente Galaso apostou no local e não tem do que reclamar de sua loja, que vende artigos para festas. "Aqui não há lojas fechadas e o lucro gira em torno de 30% do faturamento, bem acima da média do mercado", disse Galaso. O preço para a compra de uma loja no local é de R$ 80 mil, enquanto um aluguel fica em R$ 1,5 com aluguel. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o Mercadão de Madureira é o maior shopping popular do mundo. O segundo fica na Índia e o terceiro, na Angola.

  Concorrência saudável

Fugir dos concorrentes é lei para quem vem pesquisando um ponto comercial. Certo ? Nem sempre. Existem ruas conhecidas da população pela concentração de um mesmo ramo. Caso das lojas de móveis da Rua Onório, no Cachambi, e das de lustres, em Benfica. Nessa lista podem ser citados, ainda, o Casashopping, na Barra, e o Infoshopping, no Largo do Machado.

  Antônio César conta que, se existem locais específicos para a venda de determinado produto, é melhor aproveitar as vendas temáticas. "Quem quer comprar artigos para o lar, por exemplo, vai ao Casashopping. O consumidor só vai procurar outros lugares se as lojas apresentarem fortes diferenciais", explica o consultor.

  E quanto às caveiras-de-burro – pontos fadados ao fracasso – existem mesmo? Antônio César lembra o lojista pode até não levar em consideração superstições desse tipo, mas, se o seu consumidor acredita que aquele ponto é um "mico", isso sim pode prejudicar o negócio. Como todo cuidado é pouco, é melhor não dar chance para o azar.

  os dez mandamentos

Fonte: ACOMP Consultoria, ( 21 ) 2445-5444

Serviço: Coppe/UFRJ, 590-5063; Departamento de Geografia da UFRJ, 290-2112

 


 

 

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