O GLOBO

Economia - Sexta-feira - 24.10.2014

Escritórios compartilhados são opção mais barata para quem ainda não pode ter sede própria

Por Bruno Rosa

Locais oferecem pacotes mensais e também por hora com internet, telefone e sala de reuniões.

Escritório da Wecompany, que fica na Barra da Tijuca - Divulgação

RIO — Para muitas pequenas e médias empresas, ter um escritório não é tarefa simples nem barata. Por isso, muitos vêm recorrendo a escritórios compartilhados como forma de preservar parte do capital inicial. Funciona assim: em vez de alugar um sala comercial tradicional, o empreendedor leva seu computador para trabalhar em um espaço coletivo onde são oferecidos internet, atendimento telefônico e salas de reuniões.

Hoje já existem, além do tradicional pacote mensal, opções de uso por hora, diário e semanal. No entanto, consultores alertam que esses são instrumentos para o momento inicial, para evitar dar endereços residenciais a clientes. E afirmam que, quando a empresa tiver recursos suficientes, deve buscar um espaço próprio.

— Claro, ter uma sala própria é o mais indicado, mas não é primordial, pois há uma barreira financeira para isso — diz o consultor Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, da Acomp.

No Rio de Janeiro, há várias opções. A We Company, que há dois anos tem um espaço de 120 metros quadrados no shopping Downtown, na Zona Oeste do Rio, vem se adaptando à maior demanda das pequenas e médias empresas, já que o conceito ainda é novo no país, diz Lenora Tourinho, gerente de Marketing da empresa. A empresa, que antes oferecia apenas pacotes mensais, criou opções que incluem o aluguel por hora, diário e semanal.

— Temos aqui 43 posições de trabalhos. A pequena empresa ou o profissional vem com seu computador e usa nossas instalações. Muitos agendam reuniões aqui. Há casos ainda que nosso endereço serve apenas para receber correspondência e receber ligações. Mas fomos nos adequando às necessidades do mercado. Antes só oferecíamos pacotes semanais e mensais de aluguel. Com o tempo percebemos que havia uma demanda diária. Assim, criamos novos pacotes, o que inclui ainda opções por hora, pois notamos que esse grupo não tem uma rotina — exemplifica Lenora.

Os preços são menores que o aluguel de um escritório comercial de porte médio, que custam a partir de R$ 2 mil, segundo empresas de locações comerciais. Na WeCompany, por exemplo, os pacotes mensais custam, em média, R$ 1 mil. No caso de diárias, o valor é de R$ 75. Segundo ela, a ideia do chamado “coworking”, é compartilhar tudo, do ambiente de trabalho às ideias.

— Aqui, percebo que os desafios dos profissionais são semelhantes. Com isso, eles, naturalmente, acabam trocando ideias — destacou Lorena.

REDE DE CONTATOS

Se, por um lado, os empreendedores conseguem trocar ideias nos ambientes compartilhados, por outro a falta de privacidade pode atrapalhar na hora de analisar algum documento confidencial ou negociar preços com algum fornecedor. Com isso, a maior parte das empresas passou a oferecer ambientes fechados e privativos.

Outro exemplo é o Escritório Virtual, que conta com espaço de 300 metros quadrados, no disputado Centro do Rio. Flavio Costa, diretor da companhia, diz que a demanda das pequenas e médias empresas é crescente. Ele destaca ainda o elevado número de empreendedores que buscam os espaços apenas para ter um endereço comercial e fiscal.

Unidade da GoWork em São Paulo - Julio Reis / Divulgação

— Isso ajuda a consolidar o negócio. Esses empresários podem trabalhar o dia inteiro aqui. Também contam com a opção de alugar salas para reuniões. É uma forma de se apresentar ao mercado. Temos muitas opções, como salas privativas para uma pessoa e até para grupos de dez profissionais, com preços entre R$ 700 e R$ 1 mil — detalha Costa, lembrando que há o serviço de atendimento telefônico, que permite ao cliente receber recados de ligações em tempo real.

Na opinião de Fernando Bottura, diretor da GoWork, a integração dos empreendedores de diversas áreas acaba ajudando a alavancar os negócios. Segundo ele, isso ocorre porque os gastos para montar um escritório podem consumir boa parte do capital inicial. Além disso, destaca Bottura, quando um grupo de pessoas trabalha em um mesmo espaço, simultaneamente, aumentam rede de contatos e geram a possibilidade de fazer novos negócios.

— Por não existir gastos com instalação (mobiliário e reforma, por exemplo), o empreendedor segura seus recursos para investir em seu negócio. Hoje, temos oito unidades, com 1.200 estações de trabalho em diversas regiões de São Paulo. No próximo ano, temos o objetivo de abrir duas unidades no Rio. A meta é chegar ao fim de 2015 com 2 mil estações de trabalho entre Rio e São Paulo, que de ganhar mais quatro unidades — antecipa Bottura, lembrando que o gasto médio é de R$ 800 por pessoa.

Veja algumas opções de empresas:

WeCompany

Atuação: Rio de Janeiro

www.wecompany.com.br

Regus

Atuação: Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife.

www.regus.com.br

BQ

Atuação: Rio de Janeiro e Macaé

www.bq.com.br

Spazio ipanema

Atuação: Rio de Janeiro

www.spazioipanema.com.br

GoWork

Atuação: São Paulo

www.gowork.com.br

Nota da ACOMP: Na reportagem o sobrenome do Antônio César saiu errado. No texto acima já foi corrigido, o certo é: Antônio César Carvalho de Oliveira.

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