Domingo e Segunda-Feira, 28 e 29 de Maio de 2000
 
 

Boa idéia e capital só não bastam
Erros básicos liquidam 56% das novas empresas nos três primeiros anos

José Pinheiro Júnior

Dinheiro na mão e muitas idéias na cabeça têm levado milhares brasileiros a deixarem de ser assalariados e partirem para o próprio negócio. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae Nacional), mais de 270 mil pequenas empresas surgiram apenas em 1999.

Em média, os novos empreendedores têm 39 anos, são do sexo masculino (69% dos entrevistados) e têm pelo menos o segundo grau completo (61% do total). Porém, a falta de experiência no ramo e outros fatores, como a falta de profissionalismo e a incapacidade de criar diferenciais em um mercado competitivo, levam muitas empresas a fechar em pouco tempo.

Pesquisa do próprio Sebrae Nacional demonstra que, de 3 mil empreendedores ouvidos, 56% "abandonaram o barco" antes do terceiro ano de atuação. O Sebrae-RJ também acompanha a abertura e o desempenho de centenas de pequenas empresas que fecham com pouco tempo de atuação.

A armadilha familiar

O consultor Haroldo Caser, da Agência de Desenvolvimento Regional do Centro (ADR-Centro) do Sebrae, aponta a falta de preparo como o principal motivo para que tantas empresas fechem em prazo tão curto. Outro motivo seria o perfil destas pequenas firmas, a maioria familiar e sem um mínimo de profissionalismo.

- Tudo pode dar dinheiro, mas tem haver conhecimento a afinidade do empresário com o ramo.

Nas empresas familiares, os filhos e parentes do empreendedor devem ser tratados como profissionais e não como membros da família. Muitos dos empreendedores não têm realmente o perfil necessário a um empresário, com capacidade de organização, conhecimentos, capacidade de gerenciamento e disposição para assumir riscos. Acabam fechando - alerta Caser.

Antes de abrir uma empresa, o empresário deve, segundo Caser, obter o máximo de informações sobre os seus consumidores em potencial, fornecedores e situação do mercado. "Só ter o dinheiro não basta. Ninguém deve abrir uma empresa por simples hobby. Tem que dar dedicação integral e consciente de possibilidades e limitações", assinala o consultor do Sebrae-RJ. A instituição oferece aos novos empreendedores o curso "Como Iniciar seu Próprio Negócio", com uma semana de duração e três horas de aula por dia. O curso custa R$ 75.

- Este curso dá o básico para que o empresário possa começar. Também tem por objetivo minimizar o problema da alta mortalidade de empresas. Uma pesquisa de mercado também não é uma coisa que esteja tão fora da realidade de uma pequena ou média empresa, e precisa, realmente, ser feita - garante Caser.

Competitividade


O diretor da Acomp Assessoria e Treinamento, o consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, destaca que os cortes de pessoal feitos em muitas indústrias e no setor financeiro, por conta do processo de globalização e de busca de mais competitividade, levaram muitos ex-assalariados à busca de um negócio próprio. Porém, os novos empresários muitas vezes negligenciam o trabalho de prospecção e, por isto, correm grande risco de fechar as portas das firmas em prazo muito curto.

- Hoje não tem ninguém bobo no mercado, a competição é muito acirrada e sem um estudo de viabilidade econômico-financeira para determinar as características do mercado fica muito difícil vencer. O passo inicial para não fechar é pesquisar com métodos científicos como andam os concorrentes e a conjuntura econômico-financeira - assinala o consultor. Ele também enfatiza que, pelo menos no começo, o novo empresário não deve optar por competir com preço baixo, pois não teria condições de acompanhar o "pique" das maiores companhias.

"O novato tem que ter diferenciais para sobreviver em um mercado tão competitivo" frisa. O consultor também alerta para um outro risco que ronda a atividade de muitos empresários "de primeira viagem": o otimismo exagerado com os primeiros resultados positivos em termos de venda. Registrando bons negócios, o empreendedor é levado a acreditar que pode muito e dá um passo em falso na hora da expansão.

- Eis mais um motivo para a realização de um estudo de viabilidade e o levantamento de dados sobre o mercado e o produto. Com este instrumental, o empresário pode saber quando, como e onde crescer. O estudo não vai evitar que uma empresa feche, mas vai tornar a empresa nascente menos vulnerável às flutuações naturais do mercado - conclui Carvalho. A Acomp faz estudos de viabilidade econômico-financeira para pequenos empresários por R$ 1,9 mil.

Estoques, o calcanhar-de-aquiles

Outro consultor, Roberto Lira Miranda, chama atenção para um item que tem "derrubado" muitos empresários iniciantes, especialmente no varejo: a má administração dos estoques. Ele lembra que desde o lançamento do Plano Real as empresas do ramo têm reformulado sua política de estoque e trabalhado mais em sintonia com os fornecedores.

- Pessoas mais inexperientes já entram subcapitalizadas e acreditam que poderão começar a ganhar dinheiro no curto prazo. Isto não é verdade e, em alguns casos, como em simples salões de beleza, por exemplo, o tempo de retorno é superior a quatro anos. Tem que haver uma capitalização que permita que o iniciante opere no vermelho por algum tempo - diz.

- Em relação ao estoque, a tendência do mercado agora é trabalhar com o menor possível; as mercadorias viriam quase que diretamente do fabricante para o consumidor final - explica Miranda.

Marketing equivocado

Os erros de marketing também têm pertubado bastante a vida dos empresários que estão entrando no mercado. Miranda também fez uma pesquisa sobre o desempenho das empresas iniciantes e chegou à conclusão de que mais de 75% destas firmas, normalmente de pequeno porte, fecham as portas antes do terceiro ano de operação.

- Os erros de marketing fazem, por exemplo, que um inexperiente empresário queira fazer uma expansão muito rapidamente, sem que o seu negócio esteja realmente seguro e solidificado.

Ninguém deve querer uma expansão quando não está nem ao menos estabelecido com segurança - diz o consultor.

O diretor da Business Improvement, Marcos Bello, prefere enfatizar o papel que uma equipe tem no lançamento e consolidação de uma empresa, especialmente de pequeno porte.

Marcos Bello lembra que muitos ex-assalariados não têm capacidade para gerenciar um negócio
e, se quiserem insistir com a idéia de abrir uma empresa, precisarão das pessoas certas nos lugares certos.

- Aquela fase da história empresarial em que uma pessoa abria um negócio sozinha e tocava tudo com seu pulso forte já está superada. Era uma época sem tanta competição na qual havia espaço para isto - diz.

Muitas empresas brasileiras fecham porque os empresários iniciantes até fazem pesquisas de mercado, mas não sabem como transformá-las em conhecimento real, organizacional. Daí a importância da montagem de uma boa equipe - observa Bello.

Serviço:
Sebrae-RJ - ADR-Centro - 518-0585
Acomp Assessoria e Treinamento - 445-5444

Os sete pecados capitais

1. Querer entrar no mercado sem conhecimento sobre itens como produtos concorrentes, fornecedores e comportamento do consumidor. Um estudo de viabilidade econômico-financeira é cada vez mais vital para os novos empreendedores.

2. Encarar a vida de empresário como um hobby e dedicar-lhe apenas as horas vagas.

3. No caso das empresas familiares, negligenciar o profissionalismo e tratar parentes de forma diferenciada.

4. Subcapitalização. Entrar no mercado sem uma reserva que garanta a possibilidade de operar no vermelho até que venha o retorno do investimento inicial.

5. Supervalorizar os sucessos iniciais e planejar expansões sem que a empresa esteja, sequer, consolidada.

6. Não criar diferenciais em termos de produtos e serviços, fundamentais em um mercado muito competitivo.

7. Não saber administrar estoques. Atualmente, manter um pequeno estoque é uma tendência cada vez maior.

 


 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Importante: Assim como antes de estabelecer uma loja, uma rede de lojas, um e-commerce - loja virtual, ou mesmo um shopping center ou marketplace, é necessário fazer um Estudo de Viabilidade e em alguns casos, uma Pesquisa de Mercado, também para operar de forma adequada uma loja, uma rede de lojas, ou um shopping center, é extremamente aconselhável que se façam Pesquisas de Mercado, com determinada frequência e de forma profissional, para conhecer melhor o seu público-alvo, suas demandas e anseios, e adequar o marketing, o merchandising da loja, da rede de lojas, ou do shopping center, além é claro do Atendimento.

Somente desta forma, conhecendo seu público-alvo técnicamente, será possível se comunicar adequadamente com ele, ajustar a propaganda e a publicidade do empreendimento da forma mais apropriada, fortalecer a marca, motivando o consumo e um relacionamento duradouro, que se transforma em mais vendas e fidelidade. Isto não é fácil de fazer. Dá muito trabalho, precisa ter experiência em varejo, técnica e conhecimento. Mas, é factível e vale a pena, pois os resultados são excelentes.

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, adequação das formas de pagamento, e por aí vai.

Pense nisto ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de forma eficiente e eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444.

Clique aqui e veja alguns Depoimentos de Clientes da ACOMP, sobre nossas Pesquisas de Mercado e Pesquisas de Satisfação de Clientes.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Pós-Vendas.

Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios, e na seção Novidades vários Estudos Setoriais da ACOMP.


Para mais informações, Clique Aqui  !


Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Por que contratar uma consultoria ?

> Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre os Serviços da ACOMP

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.