O GLOBO

Economia - Terça-feira, 15 de março de 2005


Preço ainda é o que mais atrai os consumidores

Compra também é determinada por conforto nas lojas

Ledice Araujo

Quando o Plano Real foi lançado em 1994, a inflação chegava a 40% ao mês e as donas de casa corriam em busca de produtos em oferta para estocá-los, com medo dos reajustes. Hoje, passados quase 11 anos e com a inflação estabilizada, o preço ainda é o principal atrativo que leva o consumidor a comprar um produto.

É o que revelou a pesquisa feita pela Acomp Consultoria e Treinamento com 600 consumidores do Rio, para avaliar o grau de satisfação.

- A renda do consumidor está achatada, por isso o que ele olha primeiro é o preço – explicou o Antônio César de Carvalho Oliveira, diretor da Acomp.

Os outros atributos mais citados para uma boa compra foram qualidade dos produtos, atendimento e conforto nas lojas. Dos 24 itens pesquisados, o relativo à venda pela internet foi o que registrou o menor índice de preocupação do consumidor.

Supermercados faturam R$ 8 bilhões no Estado do Rio.

A pesquisa divulgada ontem, na abertura da 17A. Super Rio, mostrou ainda que 51% dos consumidores fazem compras por mês ou por semana; e 46% gastam entre R$ 50 e R$ 200. A maioria – 57% - paga em dinheiro; 34% pagam com cartão de crédito; e 17,7%, com o de débito*. O encontro, no Riocentro, foi aberto pela governadora Rosinha Garotinho, que prometeu incentivar os investimentos do setor, que fatura R$ 8 bilhões e emprega 66 mil trabalhadores no Estado.

O evento, junto com a feira de fornecedores, deve gerar R$ 25 milhões em negócios em três dias. Nas palestras, os supermercadistas reclamaram que a carga tributária subiu de 24% para cerca de 35% do PIB em dez anos.

 


 

* Nota da ACOMP: O somatório das respostas quanto ao meio de pagamento escolhido é superior a 100%, devido a possibilidade de respostas múltiplas. Ou seja, muitos consumidores utilizam mais de um meio de pagamento durante o mesmo mês, para o pagamento de suas compras, conforme suas conveniências e disponibilidades.

>>> Dica da ACOMP

Esta Pesquisa poderá ser adquirida por Você ou pela sua Empresa através da ASSERJ - Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.

São 2 Livros de pura Informação e Conhecimento sobre o Varejo do Rio de Janeiro.

Sua Empresa ou Instituição se preferir, poderá adquirir somente os Relatórios Segmentados desta Pesquisa, são Relatórios referentes às Regiões: Zona Sul, Zona Norte, Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, como fez o Supermercado Zona Sul.

Para contratar as Pesquisas de Mercado, de Opinião e de Satisfação de Clientes da ACOMP, ou as Palestras do Prof. Antônio César, ligue no horário comercial + 55 (21) 2445-5444, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

 

Veja algumas fotos do Evento:

 

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 

 


 

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.

 

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade !

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio, o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 

------------------------------------------------------------

 

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

 

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

 

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

 

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

 

Clique aqui para mais informações !

 

------------------------------------------------------------

 

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

 

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

 

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.

 


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

 

------------------------------------------------------------

 

Você só quer algumas Dicas ?

 

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 300 (trezentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

 

Veja o Perfil do Eng e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Fale com a gente - Contatos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

 

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

 


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 1998 - 2025 - ACOMP - Todos os direitos reservados.